domingo, 4 de março de 2012

De cara no muro e os longos atalhos da vida

Empolgação ilusionária
Munido de toda a boa vontade do mundo resolvi trilhar os caminhos para encaminhar a proposta de modificação aos órgãos competentes no âmbito municipal. Tão logo foram concluídos os registros das idéias com os devidos detalhamentos busquei o site da prefeitura municipal para enviar um e-mail à secretaria de trânsito (Seterb aqui).

Adivinha só o que descobri? Que eu estava vivendo numa realidade paralela quando acreditei que encontraria caminhos oficiais facilitados para a tal "participação popular" nesta famigerada democracia de cumpadres vigente neste país. Eu tinha sido iludido por minha própria empolgação.

Ode ao grão-vizir
Uma vez aprendi que existem 3 pontos de vista para qualquer situação na vida: o meu, o teu e o da mosca na parede. E aposto que eu teria achado no mínimo engraçado me observar com cara de espanto e reclamando com o computador sob o ponto de vista da mosca na parede. Eu tinha dado de cara no muro e tava P da cara com aquilo!

Dentro da seção da secretaria de trânsito tudo o que se encontra é um e-mail e um telefone para o "serviço de atendimento a população", especializado em dúvidas e reclamações das linhas de ônibus intermunicipais.

Mas e se o problema não for relativo a ônibus? Bom, neste caso boa sorte meu camarada!

Não convencido e armado da minha peculiar teimosia, típica de quem não está disposto a se dar por vencido na primeira tentativa, fui "vasculhar" a estrutura da prefeitura à procura de algo que pudesse servir de "porta de entrada" para minhas pretensões.

Tudo o que encontrei foi uma página com o nome do presidente da secretaria, devidamente recheado de maravilhosas passagens por cargos importantes de tantas entidades relevantes a qual aquele nobre senhor havia passado... contato que é bom, niente!

Ouvidoria é para quem quer ouvir

Não sei por que cargas d'água eu fui levado a acreditar que encontraria uma "ouvidoria" ou canal oficial disponível para sugestões ou críticas para a secretaria de trânsito! Afinal de contas, ouvidoria é assunto pra bancos e operadoras de telefonia, que presta serviços e cobra por eles, certo?

Mas e a prefeitura? Não presta serviços, nem cobra por eles?

Bueno... prefeituras prestam serviços sim, mas são serviços "diferentes". Afinal de contas não visam o lucro como instituições privadas, então não deveriam ser medidas pela mesma regra diriam alguns... e é justamente com esse argumento que se consegue desvirtuar a discussão do que realmente interessa e prolongar o problema indefinidamente...

Ouvidoria é coisa pra quem quer ou precisa ouvir daquele para qual oferece algo. Quem acha que tem as respostas para os problemas dos outros vai querer ouvir o que? E observando a coisa sob esta ótica dá para entender por que uma razoável fração das "soluções" para o trânsito são como aspirina para curar um doente terminal.

Linhas tortas
Resignado depois do choque de realidade, percebi que a idéia terá de percorrer um caminho um pouco mais longo para chegar ao seu destino final...

No frigir dos ovos isso pode é ajudar a "testar" a aceitação da proposta e quem sabe até refiná-la antes de bater à porta de quem pode fazer algo por ela.

Um "atalho" longo, mas de certa forma útil. A questão vai ser o tempo q vai levar pra isso acontecer...
E isso só o tempo vai dizer. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário