sexta-feira, 23 de março de 2012

Ensaios p/o Transito: Cruzamento ruas Estanislau Schaette e General Osório em Blumenau



O problema
Quem mora no bairro da Velha ou imediações, que são atendidos por poucas ruas como a Estanislau Schaette, João Pessoa e General Osório já conhece o problema: longas filas se formam para todo lado, especialmente no ponto de cruzamento entre a Stanislau e a Gen. Osório. O semáforo ali é o maior criador de filas da região e um suplício diário aos que circulam por ali.

Principais pontos da proposta
A proposta baseia-se na liberação do fluxo com a eliminação do semáforo no cruzamento, a implantação de um canteiro para direcionar o trãfego no cruzamento e a transferência do ponto de retono para três rotatórias (2 existentes e 1 que precisa ser criada).

Passagem livre e eliminação do cruzamento
Atualmente todos podem seguir em todas as direções neste ponto, mas isso acarreta em filas monstruosas, já que os semáforos precisam interromper diferentes partes do fluxo a cada momento para permitir que isso aconteça. O resultado é um acúmulo de veículos que são retidos pelo semáforo numa velocidade superior á que ele mesmo tem condições de liberar.

A melhor forma de liberar o trânsito é permitir a passagem livre dos automóveis, entretanto isso não é possível num cruzamento com as características do atual. Mas se o fluxo for desviado para um outro ponto, aonde os carros fazem um retorno numa das rotatórias disponiveis para seguir em outra direção, pode-se enfim acabar com o cruzamento de veículos.

Remoção do semáforo
Os veículos vindos da rotatória da R dos Caçadores seguiriam livres à direita, descendo a Estanislau. Quem pretende continuar adiante para o bairro faria o retorno na rotatória e voltaria para a Gen Osório com passagem livre à direita mais uma vez. Esse desvio é necessário para que ninguém precise parar.

Por sua vez quem vêm do bairro em direção ao centro pela Gen Osório seguiria livre a frente, ou à direita para a escola Alberto Stein.

Nova rotatória na Estanislau
A Rua Gen. Osório já tem 2 rotatórias utilizadas para este fim: uma em frente à Cooper Hering e outra na entrada da Rua dos Caçadores. A única que não tem um ponto de retorno é a Estanislau Schaette.

A principal dificuldade da proposta é a limitação física na R. Estanislau Schaette. A rua é estreita e o terreno é irregular, pois contorna o morro. Entretanto me parece possível aproveitar a entrada da Rua Canário para implantação de uma rotatória naquele ponto. A parada de ônibus precisaria ser adiantada um pouco, mas não seria nada drástico. Há um recuo para o ônibus neste ponto e pode ser aproveitado para implantar a rotatória.

Restrições no acesso à escola
O ponto mais sensível desta proposta é a restrição do acesso à escola para os pais que sobem no sentido centro-bairro pela Gen Osório, pois não poderiam mais entrar a esquerda na escola. Esta mudança fariam com que passassem por 2 rotatórias antes de poderem entrar na rua da escola, aumentando o trajeto.

Analisando o problema sob a ótica do tempo gasto no trajeto eu posso dizer que o resultado é o mesmo. Hoje todos ficam um longo tempo parado na fila do semáforo até poderem entrar à esquerda para acessar a rua da escola. Transitar uma distãncia maior teria o mesmo efeito de tempo.

Segurança das crianças
A proposta tem ainda o ganho de diminuir a confusão de veículos que cruzam em diversas direções neste local e isso é benéfico para os pequenos que andam a pé no local. Todos sabemos que crianças são afoitas e nem sempre prestam a atenção a  todos os lados antes de meter o pé na rua, portanto reduzir o número de lados que uma criança precisa observar antes de cruzar a via é ótimo para a segurança delas próprias!

Modificações rápidas e de baixo custo
As mudanças desta propostas são de rápida execução, pois eliminar um sinal e substituir a sinalização pode ser feito na madrugada, quando o fluxo de veículos é pequeno. A implantação do canteiro e da rotatória em si pode ser feito com blocos de cimento até que a estrutura definitiva seja erguida, o que também pode ser feito em poucas horas.

É importante verificar, entretanto, se a entrada atual da rua Canários comporta a entrada dos veículos que descem pela Estanislau. Caso contrário será necessário prolongar o recuo do ônibus para dar espaço para passagem dos veículos.

Acho que esses são os principais pontos que acho interessante ressaltar desta proposta com o objetivo de permitir que a cidade volte a andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário