O
problema
Quem mora
no bairro da Velha ou imediações, que são atendidos por poucas ruas como a Estanislau Schaette, João Pessoa e General Osório já conhece o problema: longas
filas se formam para todo lado, especialmente no ponto de cruzamento entre a
Stanislau e a Gen. Osório. O semáforo ali é o maior criador de filas da região
e um suplício diário aos que circulam por ali.
Principais
pontos da proposta
A
proposta baseia-se na liberação do fluxo com a eliminação do semáforo no
cruzamento, a implantação de um canteiro para direcionar o trãfego no
cruzamento e a transferência do ponto de retono para três rotatórias (2
existentes e 1 que precisa ser criada).
Passagem
livre e eliminação do cruzamento
Atualmente
todos podem seguir em todas as direções neste ponto, mas isso acarreta em filas
monstruosas, já que os semáforos precisam interromper diferentes partes do
fluxo a cada momento para permitir que isso aconteça. O resultado é um acúmulo
de veículos que são retidos pelo semáforo numa velocidade superior á que ele
mesmo tem condições de liberar.
A melhor
forma de liberar o trânsito é permitir a passagem livre dos automóveis,
entretanto isso não é possível num cruzamento com as características do atual.
Mas se o fluxo for desviado para um outro ponto, aonde os carros fazem um
retorno numa das rotatórias disponiveis para seguir em outra direção, pode-se
enfim acabar com o cruzamento de veículos.
Remoção
do semáforo
Os
veículos vindos da rotatória da R dos Caçadores seguiriam livres à direita,
descendo a Estanislau. Quem pretende continuar adiante para o bairro faria o
retorno na rotatória e voltaria para a Gen Osório com passagem livre à
direita mais uma vez. Esse desvio é necessário para que ninguém precise parar.
Por sua
vez quem vêm do bairro em direção ao centro pela Gen Osório seguiria livre a
frente, ou à direita para a escola Alberto Stein.
Nova
rotatória na Estanislau
A Rua
Gen. Osório já tem 2 rotatórias utilizadas para este fim: uma em frente à
Cooper Hering e outra na entrada da Rua dos Caçadores. A única que não tem um
ponto de retorno é a Estanislau Schaette.
A
principal dificuldade da proposta é a limitação física na R. Estanislau Schaette.
A rua é estreita e o terreno é irregular, pois contorna o morro. Entretanto me
parece possível aproveitar a entrada da Rua Canário para implantação de uma
rotatória naquele ponto. A parada de ônibus precisaria ser adiantada um pouco,
mas não seria nada drástico. Há um recuo para o ônibus neste ponto e pode ser
aproveitado para implantar a rotatória.
Restrições
no acesso à escola
O ponto
mais sensível desta proposta é a restrição do acesso à escola para os pais que
sobem no sentido centro-bairro pela Gen Osório, pois não poderiam mais entrar a
esquerda na escola. Esta mudança fariam com que passassem por 2 rotatórias
antes de poderem entrar na rua da escola, aumentando o trajeto.
Analisando
o problema sob a ótica do tempo gasto no trajeto eu posso dizer que o resultado
é o mesmo. Hoje todos ficam um longo tempo parado na fila do semáforo até
poderem entrar à esquerda para acessar a rua da escola. Transitar uma distãncia
maior teria o mesmo efeito de tempo.
Segurança
das crianças
A
proposta tem ainda o ganho de diminuir a confusão de veículos que cruzam em
diversas direções neste local e isso é benéfico para os pequenos que andam a pé
no local. Todos sabemos que crianças são afoitas e nem sempre prestam a atenção
a todos os lados antes de meter o pé na
rua, portanto reduzir o número de lados que uma criança precisa observar antes
de cruzar a via é ótimo para a segurança delas próprias!
Modificações
rápidas e de baixo custo
As
mudanças desta propostas são de rápida execução, pois eliminar um sinal e
substituir a sinalização pode ser feito na madrugada, quando o fluxo de
veículos é pequeno. A implantação do canteiro e da rotatória em si pode ser feito com blocos de
cimento até que a estrutura definitiva seja erguida, o que também pode ser
feito em poucas horas.
É importante verificar, entretanto, se a entrada atual da rua Canários comporta a entrada dos veículos que descem pela Estanislau. Caso contrário será necessário prolongar o recuo do ônibus para dar espaço para passagem dos veículos.
Acho que
esses são os principais pontos que acho interessante ressaltar desta proposta
com o objetivo de permitir que a cidade volte a andar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário